O que são tecnologias sociais?
A tecnologia social (TS) é uma abordagem colaborativa que surge da troca de saberes com o objetivo de enfrentar desafios específicos das comunidades. Seu destaque está na ênfase à participação ativa da comunidade no desenvolvimento de soluções, reconhecendo que o conhecimento local, as necessidades e as práticas culturais são fundamentais para a criação de respostas eficazes e sustentáveis. Reconhecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, as tecnologias sociais combinam saberes populares, organização social e conhecimentos técnico-científicos, sendo estruturadas em quatro dimensões principais:
- 1. Conhecimento, ciência, tecnologia TS tem como ponto de partida os problemas sociais; TS é feita com organização e sistematização; TS introduz ou gera inovação nas comunidades.
- 2. Participação, cidadania e democracia TS enfatiza a cidadania e a participação democrática; TS adota a metodologia participativa nos processos de trabalho; TS impulsiona sua disseminação e reaplicação.
- 3. Educação TS realiza um processo pedagógico por inteiro; TS se desenvolve num diálogo entre saberes populares e científicos; TS é apropriada pelas comunidades, que ganham autonomia.
- 4. Relevância social TS é eficaz na solução de problemas sociais; TS tem sustentabilidade ambiental; TS provoca a transformação social. (BRASIL, 2024, grifo nosso).
Essa conceitualização, além de reconhecer a inventividade popular e sua notória contribuição para o desenvolvimento sustentável, afirma o pressuposto da existência e da potência dessas iniciativas. Tecnologias sociais são, portanto, soluções criadas nos territórios para desafios sociais.